Aeroporto de Aracaju será ampliado

Aracaju

Localizado na zona sul da capital sergipana, o Aeroporto de Aracaju iniciou suas operações em 30 de outubro de 1952 e foi incorporado à Infraero em fevereiro de 1975.

Distante 12 km do centro da cidade é o único aeródromo público que recebe voos regulares no estado.

Diariamente, cerca de 6 mil pessoas circulam pelo terminal. Mais de mil profissionais trabalham no complexo aeroportuário para atender uma média de 115 mil passageiros/mês e 20 voos diários.

Sua vocação principal é o atendimento a executivos e turistas que buscam o estado de Sergipe para negócios e lazer. Outro segmento são as operações diárias de helicópteros, transportando funcionários para as plataformas de petróleo localizadas no litoral de Sergipe e Alagoas.

Ao chegar no saguão de desembarque do aeroporto o usuário pode visualizar um mural, situado junto ao Espaço Cultural, sobre a história da aviação em Sergipe, com exposição permanente de textos, documentos e reproduções fotográficas em grande formato.

 

 

Aeroporto Santa Maria

Foram entregues parte das obras de revitalização do Aeroporto de Aracaju/Santa Maria (SE). O terminal teve toda a cobertura reformada.  As estruturas metálicas dos setores de carga e passageiros receberam investimentos na casa dos R$ 6,7 milhões.

As obras de revitalização do aeroporto atingiram área total de 12.300 metros quadrados. Além das estruturas, três edifícios foram construídos. Um dos prédios foi destinado para os serviços de carga do aeroporto. Entre as facilidades que a edificação oferece está o sistema de drenagem de água da chuva além de telhas e infraestrutura metálica.

O Aeroporto de Aracaju também passa por processo de reforma e ampliação das pistas de pousos e decolagens, além do pátio das aeronaves. Esta etapa da obra possui entrega prevista para a metade de 2015 (julho).

Segundo dados da Infraero, com o aumento das pistas do aeroporto, a pista que, hoje possui 2,2 mil metros passará a ter 2,78 mil metros. Além disso, serão revitalizadas as áreas de escape e balizamento luminoso. Ao todo esta fase de melhoras custará aos cofres públicos cerca de 64 milhões de reais.

Atualmente, o Aeroporto de Aracaju possui uma área de taxiway (pista de manobra de aviões). A partir do ano que vem passará a contar com outras três. Desta forma, todos os voos poderão ser operados com maior agilidade.

A administração do Aeroporto de Aracaju explica aos passageiros que será necessário realizar a interdição da pista durante determinados horários ao longo dos dias. O horário escolhido foi entre 4h e 10h da manhã (horário local). Vale lembrar que a interdição foi interrompida devido à alta temporada.

Segundo o cronograma do aeroporto a pista será interditada novamente durante a segunda semana de janeiro de 2015.

Luiz Alberto Bittencourt, superintendente do Aeroporto de Aracaju explica que, as camadas e sub – base da ampliação da pista de pouso e decolagens já estão semi prontas. A última etapa consiste na realização da pavimentação além de serviços de terraplanagens, drenagem, balizamento e pavimentação das áreas de taxiamento              (taxiways).

O executivo afirma que todas as obras de revitalização do aeroporto foram pensadas para gerar maior conforto aos usuários além de melhorar o padrão de segurança do terminal.

De acordo com os dados oficias o Aeroporto de Aracaju recebe fluxo anual de 1,3 milhão de viajantes por ano.

3 Comentários

  • e um aeroporto novo em aju

  • maravilha com uma noticia dessas todo sergipano fica feliz, a verdade é que chega de sermos tratados de coitados de pequenos em relaçao aos outros estados sergipe é o menor de todos más, isso nao enpede de sergipe ser melhor em tudo (turismo,economia,etc). Em muitas propagandas de “tv” é dificio parssar sergipe como um otimo estado para se passar ferias,turismo e opcoes de trabalho,os outros estados senpre é mais opcional,sentimos falta das belesas de sergipe passando nas redes de televisao. O povo sergipano esta cansado e chegou o momento de crescer. (que possamos nos unir e faser de sergipe o melhor estado brasileiro de se viver, thal jente e que Deus esteja com todo povo de Sergipe e do Brasil)

  • É jente, que essa seja uma de muitas reformas de construcoes em Sergipe, agora com a reforma do aeroporto de Aracaju o povo Sergipano nao ficara envergonhado do aeroporto em receber turistas estranjeiros e nacionais para o estado, más sim motivo de orgulho quando os passageiros desenbarcar e falar “Mas que recepçao em Sergipe” pode parecer bobajem mas isso nos enche de alegria, de saber que mesmo devagar mas Segipe esta crescendo. Um abaço povo sergipano fiquem com DEUS!!!.

Comente

Você precisa estar logado para publicar um comentário.